Dra. Marcella Malta
Fale conosco : (21) 2424-9274
dramarcellamalta@gmail.com
Odontopediatria com toda a dedicação e o carinho que seu filho merece!
CRO-RJ: 34.393
A Odontopediatria
A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.
Nós Odontopediatras somos responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães podem nos procurar ainda durante a gravidez, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.
O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser agradável, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraÃda.
É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajudá-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possÃvel.
Segue abaixo temos alguns termos de diagnósticos e tratamentos , bem como uns breve textos para seu simples entendimento...
Cárie Dentária
A cárie dentária surge da interação de resÃduos alimentares (principalmente, os ricos em açúcar) e bactérias bucais, produzindo ácidos. Estes ácidos levam ao aumento da porosidade do esmalte dentário e a perda gradativa de sua estrutura.
Esta degradação, se não diagnosticada e tratada, pode avançar para outras estruturas dentárias como a dentina e a polpa (canal) dentárias.
A cárie normalmente começa assintomática, mas com o aumento da profundidade, pode provocar sentibilidade e dor.
Imagem: Colgate
TraumatismoDentário
O traumatismo dentário é bastante frequente e ocorrem, em geral, na fase de desenvolvimento e amadurecimento das crianças.
É assunto de extrema importância (problema de saúde pública) e pode causar impacto estético, funcional e psicológico no paciente e famÃlia.
Ocorre em ambos os sexos, tem sua maior frequencia entre as idades de 1 a 3 anos. As causas mais comuns são as quedas.
O dano causado pode ser irreversÃvel e o tratamento pode ser necessário para o resto da vida do paciente.
Seu acompanhamento é de extrema necessidade, visando limitar os danos à qualidade de vida da criança.
Selantes
Como o próprio nome já diz, os selantes são materiais com a função de preencher, superficialmente, as fissuras dentárias.
Esse procedimento visa contribuir para a prevenção de cárie, bem como a paralização, em seu estado inicial.
Os selantes geralmente são aplicados nos dentes posteriores, que em função da anatomia das fissuras tendem a ser mais suscetÃveis ao desenvolvimento da cárie dentária.
Tratamento Endodôntico (Canal)
Este tratamento é recomendado após a realização do exame clÃnico da cavidade bucal da criança, associado ao exame radiográfico. Quando o exame detecta alterações na polpa do dente (canal) ou no osso e tecido próximos ao dente, há então a necessidade de tratamento do canal do dente.
As agressões à polpa dentária podem ser provocadas por lesões de cárie extensas e por traumatismo dentário.
Podem ser assintomáticas, ou ainda acompanhadas de dor, edema, abscessos, dentre outros.
O tratamento do canal do dente decÃduo (de leite) é a melhor alternativa frente ao risco de perda precoce do dente, pois este dentinho preservado servirá de guia para a erupção do dente permanente, que chegará oportunamente na sua hora.
Restauração
Dentária
É o mecanismo que permite devolver ao paciente, a forma (estética) e a função do dente acometido pela cárie, por fraturas ou ainda por má-formações.
A recuperação funcional do dente é importante para a mastigação, fala, bem como também para o convÃvio social, quando há envolvimento estético.
Para executar uma restauração é necessário remover a parte afetada, visando limpar a cavidade e em seguida, preenchê-la com material restaurador.
A escolha deste material depende de diversos fatores como extensão da cavidade, exigência estética e capacidade de cooperação do paciente.
Verniz
Fluoretado
O uso de fluoretos auxilia na prevenção e controle das lesões iniciais de cárie dentária (mancha branca ativa).
Após a sua aplicação, a superfÃcie dentária passa a funcionar como um reservatório de fluoreto de cálcio para a cavidade bucal.
Sua aplicação é rápida e eficaz... E recomendada, principalmente para pré-escolares de 2 a 4 anos.
Após a sua aplicação, o dente da criança que recebeu o verniz pode assumir a coloração do produto (por cerca de 24h) e não deve ser escovado durante este tempo.
Estes simples esclarecimentos não substituem a consulta com o Odontopediatra!
Objetivos da Consulta Odontológica no 1º ano de vida do Bebê:
informar os pais sobre o desenvolvimento da boca do bebê;
instruir sobre os hábitos de higiene adequados;
alertar sobre os alimentos com maior potencial cariogênico;
estabelecer uma boa relação entre o profissional e a famÃlia.